Última semana para fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) para estudar na rede pública de ensino em 2022,  nesta sexta-feira 10 de dezembro, será a data final. Não deixe para última hora e garanta uma vaga na rede pública para o próximo ano. Para se inscrever basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

O Cadastro Escolar 2022, por meio SUCEM, é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram a sua matrícula. Também devem se inscrever os estudantes que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e ainda aqueles que desejam retomar os estudos.

Inscrição

Pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. No momento do cadastro, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo; CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no seu município, para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, em decorrência da pandemia COVID-19.

Para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o SUCEM. Clique AQUI para acessar o Perguntas e Respostas.

Fonte: educacao.mg.gov.br