A implementação da proposta será gradual, em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas que ofertam o 1º ano do ensino médio, em 2023 nas turmas do 1º e 2º ano, e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º ano. Para os educadores, estão sendo ofertadas formações realizadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

O Novo Ensino Médio da rede estadual mineira passa a ser composto por: Formação Geral Básica, que contempla os componentes curriculares das quatro áreas do conhecimento descritos na BNCC e comuns a todos os estudantes do Ensino Médio, bem como o Itinerário Formativo, que se apresenta como a parte flexível do currículo. Há, ainda, a descrição das áreas e componentes curriculares do Itinerário Formativo planejado para o 1º ano do Ensino Médio: Projeto de Vida; Eletivas e Preparação para o Mundo do Trabalho, que contempla os componentes curriculares: Introdução ao Mundo do Trabalho, Tecnologia e Inovação e Introdução às Áreas do Conhecimento com os componentes: Práticas Comunicativas e Criativas, Núcleo de Inovação Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Humanidades e Ciências Sociais.
Importante ressaltar que as especificidades do Ensino Médio noturno, do Ensino Médio em Tempo Integral e das modalidades de ensino também estão contempladas nesta Diretriz, sendo detalhadas nas Matrizes Curriculares, nos cadernos pedagógicos e demais documentos orientadores disponibilizados por esta Secretaria.

Novidades
O Novo Ensino Médio traz muitas novidades para os estudantes e um dos objetivos é tornar este nível de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens. Promovendo assim uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Faça o download da Diretriz Curricular do Componente de Tecnologia e Inovação Novo Ensino Médio 2022.

Faça o download do CATALOGO ELETIVAS 2022.

Faça o download do Documento com as DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NAS TURMAS DE 1º ANO EM 2022.

Faça o download da Resolução SEE nº 4657 de 10 novembro de 2021.