A edição dos Cadernos CEDES (Centro de Estudos Educação e Sociedade), traz publicações sobre Tecnologia e Educação: ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional na educação de crianças de 4 a 10 anos.
O volume 43, número 120 dos Cadernos CEDES apresenta 09 artigos que exploram possibilidades trabalhos com crianças, buscando torná-las co-produtoras de tecnologia e incentivando uma relação consciente e ativa com o mundo tecnológico.
Editado pelas professoras Alessandra Arce Hai, do Departamento de Educação, e Vânia Neris, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, este Caderno amplia a discussão sobre o potencial das tecnologias computacionais no processo de crescimento e aprendizagem das crianças.
Convidamos toda a comunidade a conhecer os trabalhos selecionados, que oferecem insights valiosos para aprimorar a educação das crianças nesse contexto tecnológico em constante evolução. Essa edição dos Cadernos CEDES certamente contribuirá para o enriquecimento do debate e a busca por novas práticas pedagógicas.
DESCOBRINDO O COMPUTAR: TECNOLOGIA, CIÊNCIAS, DESIGN E COMPUTAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS - [PDF]
Alessandra Arce Hai, Vânia Paula de Almeida Neris, Luciano de Oliveira Neris, Kelen C. T. Vivaldini - Universidade Federal de São Carlos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DIGITAL DOS SEUS APRENDENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO DIGITAL - [PDF]
Elisabete Cruz, Sandra Fradão, Joana Viana, Carla Rodriguez - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - Portugal, Universidade Federal do ABC
PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA CRIANÇAS POR MEIO DO PROJETO DE EXTENSÃO ACADEMIA HACKTOWN - [PDF]
Danielle Juliana Silva Martins, Fábio Cristiano Souza Oliveira - Instituto Federal do Sertão de Pernambuco
EXPLORANDO A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ATIVIDADES (DES)PLUGADAS COM CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS DE IDADE - [PDF]
Sabrina Bourscheid Sassi, Cristiano Maciel, Vinícius Carvalho Pereira - Universidade Federal de Mato Grosso
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAMENTO DIGITAL E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA - [PDF]
Carolina Costa Miguel - Universidade Federal de São Carlos
CONECTANDO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - [PDF]
Luciana Salgado, Aleteia Araujo, Luciana Bolan Frigo, Sílvia Amélia Bim - Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES POSSIBILITADAS PELO PROJETO POR DENTRO DO COMPUTADOR - [PDF]
Carlos Roberto Beleti Junior, Maytê Gouvêa Coleto Bezerra, Robertino Mendes Santiago Junior, Marta Sueli de Faria Sforni - Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Maringá
BIPES: PROGRAMAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS EM BLOCOS PARA ATIVIDADES EDUCACIONAIS MÃO NA MASSA - [PDF]
Jorge André Gastmaier Marques, Wesley Flávio Gueta, Tatiana de Figueiredo Pereira Alves Taveira Pazelli, Rafael Vidal Aroca - Universidade Federal de São Carlos
O ENSINO DE COMPUTAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: ANÁLISE CRÍTICA DOS CAMINHOS NO BRASIL E NO REINO UNIDO - [PDF]
Stefane Vieira Menezes, Lara Piccolo - Universidade Federal de São Carlos, Open University
A coletânea está disponível em: https://www.scielo.br/j/