A comunidade Scratch do mundo todo celebra anualmente o Scratch Day no mês de maio e desde o ano passado, eventos online estão sendo promovidos para garantir a celebração de modo virtual sem a obrigatoriedade de atividades presenciais, devido a pandemia mundial da Covid-19.

Em 2021, o Scratch Day será comemorado na Semana do Scratch (Scratch Week): uma semana para imaginar, criar e compartilhar em comunidade e a distância. A Semana do Scratch em 2021 será celebrada de 17 a 23 de maio e estamos empenhados em trazer o espírito de celebração da Semana do Scratch para os professores, alunos e toda a comunidade escolar da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba – SRE Uberaba.

A pandemia reafirmou contrastes existentes na sociedade brasileira e no mundo; intensificou a necessidade do uso de tecnologias como meio de comunicação e impôs o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como opção, única em muitos casos, de trabalho para os docentes ministrarem aulas e continuarem construindo o processo educacional. Nesse sentido, o Scratch pode ajudar a potencializar o processo de ensino-aprendizagem, sendo uma ferramenta valiosa para professores e alunos, dentro do contexto contemporâneo e pós-pandêmico.

No dia 17/05/2021 realizaremos uma Live de apresentação do Scratch destinada aos docentes e à toda equipe pedagógica das escolas da SRE Uberaba. A Live será realizada pelo Analista Educacional do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE da SRE Uberaba, Thiago Oliveira Lemos, que apresentará dicas para a utilização do Scratch, bem como o Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. O evento consistirá em uma oficina com orientações iniciais para os docentes conhecerem as possibilidades de trabalho com o uso do Scratch.

Ao final da Live vamos apresentar algumas propostas de trabalho para os docentes realizarem atividades com os alunos e encaminhar para a equipe da SRE Uberaba divulgar no canal do YouTube da Superintendência durante a semana do Scratch.