A cidade de Uberaba, pelo segundo ano consecutivo, será a sede da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2023 (Jemg). Entre os dias 1 e 6/8, a cidade irá receber aproximadamente 7 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares do estado. Ontem, no dia 31/07/2023, a Superintendente Regional de Ensino de Uberaba, Vania Célia Ferreira, participou de um evento com a Prefeita Elisa Araújo e o Presidente da Funel, Luiz Alberto Medina, no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba para motivar a delegação de Uberaba.

A infraestrutura de hotelaria, escolas, quadras, ginásios e logística adequada à realização dos jogos foram fundamentais para a escolha da cidade como sede dos jogos organizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que conta com a execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Estão envolvidos no evento, 47 Superintendências Regionais de Ensino e 277 municípios de Minas Gerais.

No Jemg serão disputadas 17 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

A etapa estadual do Jemg compreende a fase final da competição e os vencedores vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), nos Jogos da Juventude (organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil) e nas Paralimpíadas Escolares (organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro).