Os interessados podem se inscrever até dia 2 de junho
Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame é destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. O prazo para se inscrever termina no dia 2 de junho. 

A aplicação das provas está prevista para o dia 27 de agosto, nos turnos matutino (de 9h às 13h) e vespertino (de 15h30 e se encerrará às 20h30). Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. 

Para consultar as escolas da rede estadual que podem emitir certificados aos aprovados, clique aqui.

Inscrição

Para realizar as inscrições, os interessados devem informar número do CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato. Assim como indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar a prova, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação. As inscrições do Encceja 2023 são gratuitas e poderão ser feitas no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja.  

O candidato que necessitar de atendimento especializado deve indicar, no momento de inscrição, o recurso de acessibilidade que deseja. Serão disponibilizados: prova em braille, tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, sala de fácil acesso, mesa e cadeira adequados e apoio para pernas e pés.

O exame será constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Para o ensino fundamental serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Ciências (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV). Para o ensino médio serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Química, Física e Biologia (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV).

Justificativa de ausência

É necessário que os candidatos que se inscreveram no Encceja do ano passado e não realizaram as provas justifiquem a ausência, por meio do enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O participante que não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40,00 (quarenta reais), por meio de GRU Cobrança que será gerada no sistema de inscrição e poderá ser paga em qualquer banco ou casa lotérica.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Uberaba

Avenida Gabriela Castro Cunha, 430

Vila Olímpica

Uberaba / MG CEP: 38066-000

Telefones de contato

034 3074-0033