O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a empresa SaferNet Brasil, que atua na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil, criou um canal exclusivo para denúncias sobre ameaças e casos suspeitos de ataques em instituições de ensino.
A medida entra no âmbito da Operação Escola Segura, deflagrada na última quinta-feira (6/4), após um ataque à uma creche em Blumenau, Santa Catarina, que deixou quatro crianças mortas. Qualquer cidadão pode denunciar ameaças relacionadas à temática, e as informações serão apuradas pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab).
O processo é simples, rápido e seguro: basta copiar e colar o link no formulário anônimo do site (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura) e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos.
É importante reforçar que não é exigida a identificação do denunciante, sendo assim todas as denúncias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.
Fonte: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e https://new.safernet.org.br/content/safernet-e-o-ministerio-da-justica-juntam-forcas-contra-ataques-escolas