O resultado do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) para as escolas da rede pública de Minas Gerais, está disponível para consulta. Para garantir a vaga, é preciso comparecer à escola para a qual foi encaminhado pelo sistema com a documentação necessária. A matrícula será de forma presencial nas escolas, até o dia 14 de janeiro de 2022, de acordo com o encaminhamento realizado pelo SUCEM.
A consulta de qual a escola que o estudante foi encaminhado deve ser feita no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Fonte: educacao.mg.gov.br