Cadastro no SGD é obrigatório para fornecedores das escolas estaduais de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) passou a adotar o Sistema de Gestão Descentralizada (SGD) como plataforma oficial para compras e contratações das escolas estaduais. A partir de agora, todos os fornecedores e prestadores de serviços devem estar cadastrados no sistema para poder vender ou atuar junto às unidades escolares. O […]

02/02/2026
-
2 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) passou a adotar o Sistema de Gestão Descentralizada (SGD) como plataforma oficial para compras e contratações das escolas estaduais. A partir de agora, todos os fornecedores e prestadores de serviços devem estar cadastrados no sistema para poder vender ou atuar junto às unidades escolares.

O SGD permitirá que mais de 3.400 escolas estaduais realizem aquisições de forma mais rápida, prática e transparente, incluindo compra de materiais, equipamentos, pequenas reformas e serviços de manutenção.

Podem se cadastrar empresas, prestadores de serviços e pessoas físicas ou jurídicas interessadas em fornecer para as escolas. Após o cadastro e validação, os fornecedores poderão visualizar solicitações de orçamento, apresentar propostas e informar preços diretamente pelo sistema.

A SEE-MG reforça que fornecedores sem cadastro no SGD não poderão participar de processos de compra ou prestar serviços às escolas. O cadastro deve ser realizado o quanto antes para garantir oportunidades de negócio e regularidade junto às unidades escolares

COMO REALIZAR O CADASTRO?

Tem interesse em ser um fornecedor das escolas estaduais? É muito simples!

1. Acesse o Site da Caixa Escolar.
2
. Selecione o campo “Fornecedor” e clique no botão “Cadastre-se“.
3. Preencha o formulário de cadastro.
4. Aguarde a validação pela equipe da SEE-MG.
5. Acesse o sistema e complemente seu cadastro.
6. Consulte o Manual de Cadastro para orientações detalhadas sobre o processo.