Histórico da SRE Uberaba
“É preciso que se dê o primeiro passo para as grandes caminhadas” (autor desconhecido)
O primeiro passo foi dado em 1946. O agrupamento da Inspetoria, com sede em Uberaba, sob a chefia da Profª Geni Chaves, que lutou com coragem, abnegação e desprendimento em favor da educação de Minas Gerais. Personalidade que dignificou a existência da Casa de Ensino, marcando sua origem e um passado sempre presente. Sem sede própria, o agrupamento de Inspetores funcionou em prédios alugados, situados na Rua Conde Prado, Bairro Abadia; Praça Comendador Quintino, Bairro Estados Unidos. Transformou-se em Delegacia Regional de Ensino, precisamente em 22/12/1965, em sessão solene, com a presença do Secretário de Estado da Educação Dr. José Maria Alkimim, confirmando assim, a grande conquista para a vida educacional da região. Foi empossada no cargo de Delegada Regional, para qual foi nomeada por Ato dos Srs. Governador do Estado, Dr. José Magalhães Pinto e Secretário de Estado da Educação, Dr. Bonifácio Tamm de Andrade , a Professora Geni Chaves, que permaneceu no cargo até dezembro de 1971. A instalação da sede foi em prédio alugado, situado à Rua Padre Leandro, Centro.
Em janeiro de 1972, foi designado interinamente para dirigir a Delegacia de Ensino, permanecendo no cargo até abril do mesmo ano, o professor José Deusdará, na época, Inspetor Escolar.
Nomeada pelo Governador do Estado Rondon Pacheco, em 29/03/1972, a professora Mariza Helena Ferreira Salles foi empossada no cargo de Delegada Regional de Ensino em 07/04/1972, em sessão solene na Secretaria de Estado da Educação, em Belo Horizonte, pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, Caio Beijamin Dias. A professora Mariza Helena, entrou em exercício no dia 10/04/1972, destacando-se pela sobriedade, firmeza, coerência e responsabilidade. Como delegada, a professora Mariza Helena impulsionou o processo de descentralização administrativa; a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a operacionalização da nova estrutura deste órgão. A Delegacia Regional de Ensino de Uberaba funcionava em prédio alugado na confluência das ruas Lauro Borges e Segismundo Mendes. A sede própria foi o grande sonho que se efetivou na sua administração. Em 1978, iniciou-se o projeto de construção da sede própria da 25ª Delegacia Regional de Ensino, na gestão do Secretário de Estado da Educação, Sr. José Fernandes Filho.
Em 1979, foi designada para o cargo de Delegada Regional de Ensino de Uberaba, através do ato do Sr. Governador de Estado, Levindo Ozanan Coelho e do Sr Secretário de Estado da Educação, Dr. Eugenio Klein Dutra, a Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lyrio, que deu prosseguimento aos trabalhos de seus antecessores, destacando-se pelo esforço, competência, dinamismo e segurança. Na sua gestão, mas já no Governo de Francelino Pereira dos Santos e do Secretário de Estado da Educação, Paulino Cicero de Vasconcelos, foi inaugurada a sede própria da Delegacia Regional de Ensino de Uberaba em 03/05/1980, situada à Av. Gabriela Castro Cunha, 430, Vila Olímpica.
Em 1981, foi nomeado para o cargo de Delegado Regional de Ensino de Uberaba, pelo Governador do Estado, Francelino Pereira dos Santos e pelo Secretário de Estado da Educação, Eduardo Levindo Coelho, o Professor, Inspetor Escolar João Batista, um grande estudioso e empreendedor educacional. Destacou-se como um administrador participante, proporcionando suporte básico profissional na operacionalização dos trabalhos da educação.
Em 01/05/1987, por ato do Governador do Estado, Newton Cardoso e do Secretário de Estado da Educação, Luiz Gonzaga Soares Leal, foi nomeada para o cargo de Delegada Regional de Ensino de Uberaba, a Sra. Maria Abadia Prata Barsan, uma profissional competente, destacando-se pela firmeza nas decisões e deliberações. Subsidiou a implantação e implementação do Centro de Orientação e Pesquisa em Ensino Especial (CEOPEE), O Centro Interescolar Estadual de Línguas (CIEL) e a construção da sede própria da Escola Estadual Miguel José Árabe (antiga EE Nossa Senhora d’Abadia) no bairro Abadia, em Uberaba.
Em 04/10/1989, por ato do Sr Governador do Estado, Newton Cardoso, foi nomeado Diretor da 25ª Delegacia Regional de Ensino de Uberaba, o Professor José Thomaz da Silva Sobrinho e mantido no cargo durante os governos de Helio Garcia e Eduardo Azeredo. Sua administração é pautada nos preceitos da democracia e cidadania. Delegador de competências, incentivador do
estudo e da responsabilidade profissional, o Professor José Thomaz, descentralizou a sua administração, dando atendimento através de polos, nucleando os municípios de Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Verissimo, Araxá, Campos Altos, Pratinha, Pedrinópolis, Santa Juliana, Tapira, Sacramento, Conquista, Frutal, Comendador Gomes, Fronteira, Pirajuba, Planura, Itapagipe, Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste, São Francisco de Sales, reciclando os servidores em todas as áreas. Durante a gestão do Professor José Thomaz, as Delegacias Regionais de Ensino foram transformadas em Superintendências Regionais de Ensino, conforme o Anexo V, do Artigo 13, da Lei nº 11.721 de 29/12/1994. A 25ª Delegacia Regional de
Ensino transformou-se em 39ª Superintendência Regional de Ensino. O Superintendente José Thomaz da Silva Sobrinho realizou com eficiência e eficácia, empreendimentos atendendo às determinações da Secretaria de Estado da Educação e à realidade in loco, construindo o Almoxarifado na estrutura física e, na estrutura administrativa, reorganizou as divisões e os setores, reposicionando os servidores quando à sua equidade profissional especifica.
Em 1997, durante o Governo do Sr. Eduardo Azeredo, assume como Superintendente Regional de Ensino de Uberaba, a Professora Abigail Emília de Jesus Bracarense, a convite do Secretário de Estado da Educação João Batista dos Mares Guia, assume como Superintendente Regional de Ensino. A principal preocupação que norteou sua atuação diz respeito à efetividade da atuação de um órgão que institucionalmente liderava a gestão da educação, ou seja, a presteza e coerência no funcionamento do órgão na sua relação com as escolas; isso acarretou uma postura exigente quanto ao cumprimento de papéis no exercício das funções de cada um dos funcionários lotados no órgão. Outra premissa diz respeito e valorização do profissional de carreira, tanto em relação aos que exerciam funções neste órgão quanto nas escolas, incrementando diferentes formas de qualificação profissional, que iam além dos programas de governo: realização de Seminários de Estudos e Debates na sede e nos polos da região e também a preocupação em fundamentar opções e prática nos mais recentes avanços da pesquisa e da teoria educacional vigente à época. A Professora Abigail permaneceu no cargo até o ano de 1999.
Em 1999, no Governo do Sr. Itamar Franco, foi nomeada como Superintendente a Sra. Ana Barbara Ferreira Cury, que teve como principal norte a valorização dos servidores de carreira através da realização de encontros dentro de Uberaba e na região da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e autonomia para os diretores de departamentos, permanecendo no cargo até 2003.
Em 2003, no Governo do Sr Aécio Neves, é designada como Superintendente Regional de Ensino de Uberaba. Essa gestão iniciou-se com o diferencial em ter uma direção eleita pelos diretores e não uma indicação política. Ética, prudência, diálogo e participação coletiva nortearam todas as nossas ações que se baseavam na eficiência e eficácia do serviço oferecido pela SRE. A gestão foi focada na qualidade de nossa educação, tirando a SRE/escolas de nossa circunscrição, do baixo desempenho para padrões elevados de aprendizagem, não esquecendo da capacitação e também melhoria da rede física, com reformas e novas construções de escolas e equipamentos para informática e laboratórios. Foi durante essa gestão que Uberaba foi a primeira cidade do interior a iniciar o Tempo Integral com o projeto “Escola Viva Comunidade Ativa. A Professora Vania Celia Ferreira, exerceu o cargo até julho de 2012.
Em julho de 2012, durante o governo do Sr Antônio Anastasia, assume a Superintendência Regional de Ensino, o Professor Eduardo Fernandes Callegari, pautando sua gestão pela continuidade dos trabalhos da gestão anterior, lutou pela reforma da Superintendência Regional de Ensino , vindo a ser concretizada no final de seu mandato em dezembro de 2014.
Em 2015, no Governo do Sr. Fernando Pimentel é nomeada para assumir a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, a Professora Marilda Ribeiro Resende, eleita por assembleia, pelos profissionais da educação (Sindute) . Sua gestão é pautada pela qualidade, humanização e respeito às decisões coletivas e democráticas. Seguindo a política pública da atual gestão da Secretaria de Estado de Educação que visa melhorar as desigualdades educacionais implementou as ações que priorizam a Educação básica com novo olhar para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Integral, Modalidade e Temáticas Especial de Ensino, com o desenvolvimento de diversos Projetos tais como: Virada Educação, Promoção da Igualdade étnico-racial – Caminhada Afroconsciência, Projeto Elevação da escolaridade, Acompanhamento Pedagógico
diferenciado, Encontro da Juventude, e fomento ao Grêmio Estudantil, parcerias com as Universidades de Uberaba promovendo encontros de formação com os professores. Criou ainda a SRE ITINERANTE com o objetivo de levar a Superintendência até às escolas. Sempre procurando alcançar a melhoria da qualidade da educação na concepção do Secretaria de Estado integrando os Itinerários Pedagógicos com a promoção do sujeito na perspectiva de “Nenhum estudante a menos e todos aprendendo mais” a Superintendência tem em sua caminhada o sonho de alcançar uma
educação que seja equânime e justa para todos os municípios que compõem a sua Jurisdição. A circunscrição da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba compreende-se de 101 escolas estaduais, atuando no âmbito das escolas municipais e particulares de todos os 25 municípios que compõem a circunscrição. A Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, inegavelmente é resultante do trabalho harmonioso e integrado daqueles que por aqui passaram e deixaram suas raízes, e continua sua HISTÓRIA, a sua tarefa de construir um presente digno de seu passado e projetado para o futuro, contando com o apoio participativo de cada servidor. Sua magnitude se expressa no elevado numero de seus abnegados funcionários, professores, especialistas e diretores que em atos comprometidos buscam novos rumos à Educação. Alicerçada nos princípios humanos de respeito, justiça, democracia, a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba há de continuar o seu crescimento, cada vez mais, com competência e responsabilidade, sempre comprometida com a Educação.
Histórico realizado por Paulo Ribeiro da Silva Filho, Historiador e Servidor da Superintendência Regional de Ensino em agosto/2015